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M&A EMPRESAS



Nosso jeito de Trabalhar M&A, desde a Intermediação da Compra e Venda da Empresa

Trabalhamos para maximizar o valor de sua empresa, que você passou anos construindo e desenvolvendo.

A partir do momento em que identifica uma aquisição como parte da sua estratégia de crescimento, ou uma alienação como forma de melhorar o seu negócio, a nossa equipe estará do seu lado para suporte até o “deal”.

Prestamos Serviço de Intermediação com parceiros estratégicos, Bancos, Fundos, Investidores Institucionais, Empresas de seu segmento.

Todos os processos judiciais têm um certo grau de complexidade, e a venda de imóveis de alto valor não é exceção. Um dos exemplos mais claros disso é, justamente, a venda de empresas, independentemente de ser uma venda parcial ou total.

Vender uma empresa pode ser mais complicado do que se imagina ou espera, se o dono da empresa não lidar com a situação da maneira correta. Por isso, eleger corretos profissionais na venda de empresas e traçar um plano estratégico agregará muito nesta jornada. Não hesite em nos consultar, antes de realizar as análises e avaliações de sua empresa. Lembre-se de que esses processos envolvem tempo e dinheiro, portanto, é de seu interesse ter o suporte certo desde o início. Entre em contato conosco e você poderá realizar a venda da sua empresa.

Há muitos detalhes que precisam ser cuidados na hora de vender uma empresa. Normalmente, os proprietários atribuem valor pessoal às suas empresas, que são de muito pouco interesse para potenciais compradores. Encontrar a estratégia certa é essencial para conseguir o melhor negócio na hora de vender empresas, e para isso é aconselhável recorrer a profissionais, que além da expertise, ofereçam focar na imagem e construção de alianças relevantes para alcançar o almejado.

Ter a assessoria certa fará com que você siga as estratégias certas, fazendo uma boa avaliação para lidar com as negociações.

Considerações sobre a Venda de empresas funcionando e operando...

A abertura de uma empresa geralmente requer um grande investimento e algum tempo de trabalho para ver o retorno do investimento. Por esse motivo, muitos investidores decidem comprar empresas já em operação. A venda de empresas operadoras tem um mercado enorme. Embora possa ser um pouco mais caro para o comprador, é muito mais fácil para ele começar a trabalhar e gerar lucros, já que geralmente os principais investimentos já foram realizados para provar ou maturar o negócio no mercado. Para o vendedor é muito importante conhecer todos os fatores que devem ser considerados na hora de avaliar a venda de um empreendimento em andamento. A partir do capital investido, maquinário, recursos humanos, instalações, situação financeira e outras variáveis que influenciarão na "valuation" mais apropriada para buscar ao "deal".

A análise de empresa em atividade pode ser mais complexa do que uma inativa, mas o benefício de vendê-la pode ser maior do que gerenciar adequadamente o processo.

Uma venda comercial bem desenhada consome muitos recursos e pode ser um processo extremamente frustrante. É também um período crítico em que o vendedor não consegue deixar de prestar atenção no desempenho e direcionamento de sua organização. Sua empresa deve se mostrar da melhor forma para quem julga seu valor.

Se você não passou por esse processo antes, vamos trabalhar para que você esteja preparado e ciente de todas as ações relevantes que precisará tomar durante o processo de venda do seu negócio, ajudando, além de encontrar o alvo comprador, a como avaliar todas as suas opções de venda e seguir nossa metodologia para vender sua empresa ou negócio, maximizando preço.

A venda de empresas não é o mesmo que vender qualquer outro bem, pois esta é uma entidade viva em relacionamento com pessoas e mercados.

Existem muitos fatores que devem ser levados em conta na hora de precificar e negociar as ações da empresa. Desde a análise da documentação até a negociação direta com o potencial comprador, alguns passos devem ser seguidos visando ao melhor negócio possível, desenhando toda a estratégia de vendas. Esta etapa de atendimento é muito importante, pois podem detectar aspectos que afetam o "valuation" da empresa e que, se forem atendidos, permitem que um melhor preço seja obtido.

Dúvidas comuns sobre tempo de realização de um processo de M&A. Não há um tempo específico para concretizar a venda de uma empresa. Depende de muitas variáveis, mas um tempo estimado varia de seis a dez meses. Dependendo do tipo de negócio, a venda pode ser realizada em menos tempo. Depende também da qualidade documental existente e disponibilizada, bem como da compatilidade destes com a realidade do exercício da atividade.

Em geral é um processo complexo que exige recursos econômicos e humanos. Em geral, esse tipo de procedimento envolve diligências de equipes técnicas, análise, papelada, visitações assistidas e estratégias específicas para conseguir encontrar o comprador certo.

Por mais apego que exista com a empresa, sua venda tem que focar apenas em sua atuação e posicionamento no mercado. Ignorar os fatores que realmente inferem o valor da empresa, como clientes, fornecedores, funcionários, instituições financeiras ou tesouraria costuma ser prejudicial à venda. É fundamental saber exatamente como valorizar e como encarar a venda.

Dependendo da urgência ou pressa que o vendedor tem em transferir as ações da empresa fará com que a estratégia varie, pois o comprador, independentemente de ter interesse em adquirir todas as ações ou se tornar sócio minoritário, tem sua própria forma de mensurar e avaliar com base em seus critérios. Portanto, você deve encarar a venda da empresa estando um passo à frente.

A evolução do processo de vendas de uma empresa depende de muitos fatores como a velocidade que se deseja implementar, as características da operação ou os objetivos pretendidos. O valor de uma empresa pode variar substancialmente dependendo de quem a compra, por isso, se você quer maximizar o preço, a qualidade e o foco da busca são essenciais.

Uma transação de transferência ou cessão de uma empresa não é uma fórmula matemática exata que sempre pode ser executada da mesma forma, nem sua avaliação. Todas as empresas não são vendidas da mesma forma, nem com os mesmos procedimentos. Cada operação de vendas tem muitas particularidades. Cada estratégia de vendas deve ser desenhada e estruturada de acordo com as preferências do empreendedor (velocidade, confidencialidade, preço), as características dos compradores e as circunstâncias do mercado.

Abaixo um ordenamento breve das etapas que devem ser cumpridas no processo de venda das empresas.

Passo 1 = Análise da documentação e estudo da estratégia de vendas.
Passo 2 = Avaliação de empresas
Passo 3 = Elaboração do caderno de vendas
Passo 4 = Ações comerciais e primeiros contatos com potenciais compradores
Passo 5 = Elaboração de acordos de confidencialidade e continuidade do processo
Passo 6 = Estudo de cartas de intenção ou ofertas vinculativas
Passo 7 = Negociação, due diligence e elaboração de contratos.

Nesse processo guiado, embora as etapas pareçam muito simples, muitas vezes surgem dificuldades e obstáculos que podem tornar tudo muito complexo.

Construímos Teaser de Perfil Cego – baseado no anonimato e concisão (não fornecemos dados da empresa).

Serve para apresentar a empresa a potenciais investidores, sendo um documento que inclui boa parte das características, dados e elementos que compõem a empresa à venda, bem como alguns elementos da transação, sem revelar seu nome, mantendo uma margem de confidencialidade durante esse processo.

Este perfil é criteriosamente introduzido nos mercados específicos, e ainda assim quem tiver acesso a ele não poderá saber qual empresa é, embora nesse relatório possam ler sobre o motivo da operação de venda, a situação financeira dos últimos anos, como lucros, vendas e dívida, projeções de crescimento, além das vantagens que esta compra representará para o investidor.

Com essa breve descrição, o melhor da empresa será exposto e a compra da mesma será incentivada, sempre mantendo a privacidade em relação à própria empresa, como estratégia para proteger seu valor e não desestabilizar funcionários, clientes e fornecedores. Por que é importante realizar um perfil cego? A imagem da empresa que é transmitida no teaser é essencial, aí está o apelo que ela pode gerar. A informação a respeito será o principal valor que fisga o comprador esperado. Em sua elaboração não só o assessor participará, pois o vendedor deve revisar e contrastar as informações organizadas eliminando todas as nuances que existem, de modo que certamente tudo o que é fornecido é "cego" e não permite reconhecer a empresa em questão.

A síntese de toda a empresa à venda é primordial. No entanto, é necessário esclarecer que o perfil cego pode ou não incluir um preço, pois isso pode limitar as ações relevantes em torno de possíveis negociações. Outra eventualidade que surge é que a empresa não consegue um comprador em um determinado tempo, por isso novamente a importância da confidencialidade é ressaltada, para evitar a perda do valor da mesma, embora em muitos casos isso não garanta que circulem rumores sobre a venda.

No perfil cego é mostrado um resumo da empresa e os principais aspectos da operação, o documento deve ser elaborado seguindo parâmetros como: descrição da empresa com a atividade exercida e suas características mais relevantes, onde sua idade também deve ser detalhada; Localização geográfica forma genérica, motivo da operação: pelo menos um parágrafo deve explicar o que motivou os proprietários a vender; movimentos financeiros refletidos em dólares, dos últimos anos realizados pela empresa; classificação da carteira de clientes da empresa, dos produtos ou serviços que gerencia e das linhas de negócios e mercados; estrutura do Parque Fabril; margem de experiência da equipe de gestão; pontos fortes da empresa e as vantagens competitivas; condições do negócio; vantagens para o investidor ou potencial comprador, onde são especificadas as razões pelas quais uma parte interessada poderia obter benefícios com o negócio.

Estas informações quando disponibilizadas ao investidor-alvo negocial e gerando atração, para que dediquem tempo para estudar a proposta e para avançar no processo de aprofundamento das informações e negociação, inicia-se a parte formal do Processo de possível futura aquisição, com instrumento de Confidencialidade e Acordo de representação, vinculando as Partes.

Assim como se destaca que a confidencialidade é um dos maiores valores desse arquivo no nível empresarial, também no nível de pessoal ele representa um elemento importante. Evitar que se saiba que está à venda é uma estratégia que evita a incerteza da equipe e, portanto, a alteração de seu desempenho, o que pode levar a uma diminuição na produção, além de possíveis problemas com fornecedores ou clientes, ou perdas concorrenciais. As informações não ficarão ocultas o tempo todo, pois quando há um manifesto interesse por parte de um investidor, o próximo passo contempla o contato para fornecer mais detalhes sobre o processo, momento este que poderão entrar outros tantos interlocutores de cada lado vendedor-comprador, conforme diligências a definir.

• Obter informações da empresa alvo
• Realizar o pré e o due-diligence
• Assessorar o cliente nas diferentes análises à empresa alvo
• Ajudar o cliente na negociação
• Criar um plano de transição
• Definir e acompanhar o plano de negócios
• Planear a nova fase de desenvolvimento

Algumas das etapas acima poderão ser realizadas por empresa Parceira e vinculada a Plataforma Digital Gestora de Ativos.

Consulte nossa Central Especializada e veja como gerar valor a sua empresa, neste momento tão importante de sua jornada negocial.

E-mail para [email protected] e contato Whatsapp: +55 51 9.8126.2502
Plataforma Gestora de Ativos www.trileiloes.com.br

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Time de especialistas acumula mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de soluções tecnológicas e na execução de Leilões Judiciais e Extrajudiciais, com negócios no Brasil e no exterior. Por mais de duas décadas, temos estabelecido relacionamentos sólidos e duradouros com centenas de investidores corporativos e milhares de clientes.

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